Investimos R$ 300 milhões na modernização da rede de energia da Ilha do Governador e de Paquetá.

Concluímos as principais etapas do projeto de renovação completa do sistema para garantir um abastecimento muito mais robusto e confiável.

Um plano robusto para atender o dobro da demanda insular

Assista ao vídeo e conheça melhor nosso projeto para a recuperação e renovação da rede elétrica que atende a Ilha do Governador e Paquetá.

Light inicia a instalação de mais uma nova linha de transmissão para a ilha do Governador

Desde fevereiro de 2025, iniciamos a Quinta Fase do nosso plano de reforço da Ilha do Governador. Hoje, já contamos com um sistema de energia altamente confiável, que tem sido perceptível no dia a dia dos moradores da região. No entanto, a Light não parou por aí, e continua trabalhando para garantir uma infraestrutura ainda mais robusta e moderna a fim de atender a todas as necessidades da região.


Sabemos da importância dessa melhoria para todos, e estamos totalmente comprometidos em proporcionar uma experiência cada vez melhor.

Entenda Melhor

As ilhas do Governador e de Paquetá são abastecidas por uma rede de transmissão subterrânea que passa por baixo da Baía de Guanabara e data dos anos 1970.


Essa rede vinha recebendo manutenções regulares, mas em agosto de 2023, nós iniciamos um plano de recuperação e renovação de todo o sistema.


O plano foi estruturado em fases planejadas para gerar o melhor resultado, com o menor transtorno possível.

Conheça as intervenções

Primeira Fase

Concluída em fevereiro de 2024

Construção de uma rede de distribuição auxiliar de média tensão, composta por três novos circuitos de distribuição de energia.

- 33 quilômetros de novos cabos e mais de 100 postes, saindo da Ilha do Fundão até três subestações da Light

- 95 geradores complementando o sistema e garantindo fornecimento a serviços essenciais, como saúde e segurança.

Segunda Fase

Concluída em agosto de 2024

Restauração do cabo que leva energia do continente para as ilhas, com reforço do circuito de transmissão.

Terceira Fase

Concluída em outubro de 2024

Entrega de uma nova rede de transmissão subterrânea ligando o continente às subestações da região, passando por baixo da Baía de Guanabara. Trata-se de uma infraestrutura totalmente nova, moderna e com maior capacidade.

Quarta Fase

Concluída em novembro de 2024

Conclusão da primeira grande entrega de obra, com a energização de novo circuito de distribuição.

Quinta Fase

Conclusão prevista para dezembro de 2025

Fevereiro a Maio/25: Interdições em trecho na Estrada do Galeão, a partir da Praça do Avião até o acesso à Av. 20 de Janeiro, sentido saída da Ilha


Maio a Julho/25: Interdições em trecho na Estrada Governador Chagas Freitas, do cruzamento da Estrada do Dendê sentido à Praça Renato Russo


Julho a Setembro/25: Interdições em trecho da Subestação Guanabara sentido ao cruzamento da Estrada do Dendê com a Estrada Governador Chagas Freitas


Setembro a Dezembro/25: Interdições pontuais ao longo de todo o trecho da Linha de transmissão, para lançamento de cabos e execução de emendas.”o da primeira grande entrega de obra, com a energização de novo circuito de distribuição.

Mais de 300 colaboradores, entre engenheiros, técnicos e profissionais de áreas administrativas, estão trabalhando diariamente, dia e noite, para a modernização da infraestrutura da região.

100

Postes

instalados

51km

de rede elétrica prontos

3159

Podas de

árvores

35 Equipamentos instalados

Acompanhe as atualizações em nossas redes sociais.

Light na Ilha

Light na Ilha

Agência Comercial

Ilha Plaza Shopping

Avenida Maestro Paulo e Silva, 400 - Jardim Carioca


Atendimento presencial: de segunda a sexta,

das 10h às 17h

Autoatendimento: Das 10h às 22h


Teve algum aparelho elétrico/eletrônico danificado?

Acesse nossa Agência Virtual.

O pedido de ressarcimento deve ser realizado pelo cliente titular da conta, que também precisa apresentar a nota fiscal do aparelho danificado ou orçamento de empresa autorizada.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações?

Acesse nossos canais de atendimento

Agência Virtual

Todos os serviços, em um só lugar

Acessar

Whatsapp (Lia)

Conte com o auxílio da assistente virtual

Mande sua mensagem

Call Center

Converse com um dos nossos atendentes

Ligue

0800-021-0196

Siga a Light